Sistema
Webmail
Projetos
Cotações
Cartilhas
Editais
Downloads
Calendário Agrícola da Bahia
Links Favoritos
 
   
COOPEHABITAR
COOTRAF
 
   
Notícias
Informativos
Vídeos
Comunicados
Artigos
 
FETRAF BA e Juventude Rural de Vitória da Conquista fazem levantamento de demandas

No sábado, 2 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Vitória da Conquista (SINTRAF VCA), no salão de reunião. Contou com participação da Engenheira Agrônoma e coordenadora de educação da FETRAF Bahia Vivian Libório, a Secretária de Juventude do Sintraf VCA, Vitória Alves, o Diretor da FETRAF Bahia Edilton Soares e diretor do SIntrafVCA Nailton e diversos jovens representando as comunidades e associações rurais. O objetivo do primeiro encontro foi levantar demandas sobre as dificuldades encontradas e o que eles pensam do futuro enquanto juventude vinculada ao campo.

De acordo com a secretária de juventude Vitória têm grandes problemas históricos na zona rural, “não estamos pontuando os problemas para serem esquecidos, queremos e vamos atrás de possíveis soluções com ajuda de todas as entidades parceiras e os governos para não deixarmos essa juventude que sonha com futuro apagar seus sonhos”, defendeu Vitória.

Para a coordenadora de educação da FETRAF Bahia a educação do campo precisa ser pensada com olhar das necessidades locais de cada comunidade, “há uma necessidade de corrigir o forte fechamento das escolas no campo, a necessidade de investimentos em professores, de adequar materiais conforme a realidade do campo e construir escolas com equipamentos conforme essa realidade”; explicou Vivian.

 

O debate durou um turno que gerou documento com levantamento de propostas das necessidades para juventude na zona rural: escola para ensino médio, melhorar o transporte público e escolar, mais lazer nas comunidades (quadras de esporte), criar festivais de músicas de todos os estilos, além de cursos agropecuária, agroecologia e curso preparatório para ENEM desde 1 ano. Outra demanda que deixou surpreso foi à vontade da juventude em fortalecer a cultura popular como: cantigas de rodas, quadrilha, festa da careta, rádio popular ou comunitária, jornal comunitário e palestras educativas na comunidade.

A proposta é realizar em agosto de 2015 um grande encontro na cidade de Vitoria da Conquista, com representantes da juventude de todas as comunidades rurais e da região para apoiar na construção da Carta da Juventude do Território de Vitória da Conquista onde apresentará as necessidades reais da juventude do campo.

 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes Online
Nós temos visitante(s) online no momento