Sistema
Webmail
Projetos
Cotações
Cartilhas
Editais
Downloads
Calendário Agrícola da Bahia
Links Favoritos
 
   
COOPEHABITAR
COOTRAF
 
   
Notícias
Informativos
Vídeos
Comunicados
Artigos
 
FETRAF Bahia iniciar construções de 1668 novas tecnologias de consumo.

“Cisternas e barreiros trazem novas esperanças e sonhos para agricultores familiares baianos”

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia (FETRAF BAHIA) através do Projeto de Cisternas de Consumo Humano do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) iniciou as construções de 1668 novas tecnologias pela Bahia. Divido em lotes, nesta etapa as cidades contempladas são: Mortugaba, Jaguarari, Andorinhas, Feira de Santana, Lamarão, Serra Preta e Candeal. Sendo construídas 1230 no Lote 10 (cidades de Jaguarari e Andorinhas), lote18 (cidades de Feira de Santana, Lamarão, Candeal e Serra Preta) e lote 20 ( cidade de Mortugaba).

Antes de ser contemplada com a cisterna dona Vera Lucia, da comunidade de Caldeirão, em Feira de Santana (BA), ter acesso à água era difícil. “A gente não tinha água boa e de qualidade para tomar, não tinha como você guardar aquela água que chegava no inverno. Ela acabava e você ficava sem”, relata dona Vera, que tinha que andar para conseguir água para beber e cozinhar. Agora é contagem regressiva para a construção da cisterna. 

De acordo com o coordenador da FETRAF BAHIA, Rosival Leite, afirmou que, com essas cisternas e barreiros, milhares de pessoas passaram a ter água de qualidade, no período da estiagem. “Nós estamos mudando a cara da zona rural, estamos mudando a vida dessas famílias, porque com isso melhoramos a autoestima, os sonhos, a realidade dentro e fora das casas, da comunidade e até da cidade, devido a pequenos agricultores familiares saberem produzir e economizar gerando emprego e renda para eles, diminuindo o êxodo na zona rural”, disse Rosival.

Elisangela Araujo relatou que a ideia de construir as cisternas de placas de cimento partiu das necessidades do homem e das mulheres do campo. “São tecnologias que utilizam a força de trabalho da comunidade, que mobiliza a força de trabalho local e dinamiza a economia local”, disse Elisangela.

Antes do inicio das construções das cisternas ou barreiros, os agricultores familiares passam pelos cursos de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), que tem como objetivo de qualificar ainda mais através das experiências dos agricultores a importância da água e dos cuidados. E Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), com objetivo de auxiliar as famílias sobre a importância da água e o cuidado da mesma.

A FETRAF BAHIA vem desenvolvendo atividades para os agricultores familiares em todos os territórios baianos, com ênfase em habitação rural, água, assistência técnica, debate sobre comunicação e o fortalecimento da mulher, além de valorizar os pequenos agricultores nas suas produções fortalecendo as feiras de agricultura familiar e economia solidária. 

 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes Online
Nós temos visitante(s) online no momento