Sistema
Webmail
Projetos
Cotações
Cartilhas
Editais
Downloads
Calendário Agrícola da Bahia
Links Favoritos
 
   
COOPEHABITAR
COOTRAF
 
   
Notícias
Informativos
Vídeos
Comunicados
Artigos
 
GAPA em Feira de Santana reúne agricultores familiares

 

Nesta terça-feira, dia 07 de julho, a Federação dos Trabalhadores na Agricultor Familiares da Bahia (FETRAF  BAHIA) realiza durante três dias, o curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Feira de Santana (SINTRAF FEIRA), com participação de 20 agricultores familiares.

 

De acordo com a secretária da FETRAF Ba Nilda Brandão a organização defende o trabalho coletivo e participativo. “Estamos construindo uma nova forma de sindicalismo, onde há maior participação do homem e da mulher do campo defendendo a permanência no campo e desenvolvendo atividades lucrativas”, ressaltou Nilda.

 

O presidente do SINTRAF FEIRA José Ferreira Sales (conhecido como Zé Grande) pediu colaboração e apoio a todos os agricultores, “vamos agradecer a Deus e cuidar da nossa cisterna, por que, ela irá nos dá bons frutos”, desabafou Zé Grande. Em seguida, a presidente reeleita da APAEB FEIRA Antonina de Jesus agradeceu a FETRAF BAHIA pela oportunidade dada a todos do campo.

O curso de GAPA, as agricultoras e agricultores têm a possibilidade de trocarem experiências, descobrirem novos métodos e manejos de como captar e armazenar água, cuidar da terra, bem como esclarecerem possíveis dúvidas existentes com relação ao projeto, que durante esses meses possibilitará a construção de 72 novas tecnologias sociais de captação e manejo de água da chuva para fins produtivos, como cisterna-calçadão e barreiro-trincheira, a serem entregues nas casas dos agricultores. 

 

O curso Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) leva aos participantes Mais Água, através de discursões sobre os olhares para o futuro Semiárido Brasileiro, histórias de luta, resistência, sobrevivência, conquistas, realização de sonhos, acesso á água para produção, além de fomentar momentos de aprendizado, como enfatizou a facilitadora Josefa Maria Silva,“É bom participar desses encontros, a gente aprende bastante, conhece outras pessoas e também conseguimos realizar nossos sonhos de trocar experiência”.
A escolha dos agricultores familiares são feitas através de cadastro realizado pelos animadores de campo Marcio Silva, atendendo as exigências do Governo Federal para serem beneficiados.

 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes Online
Nós temos visitante(s) online no momento